Proposta Pedagógica

 

Ensino Fundamental l

A transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental é um momento de singular importância na vida das crianças. As exigências se modificam, novos desafios são lançados e os estudos pressupõem maior concentração e dedicação. Nessa fase a criança amplia a relação com o coletivo, constrói novos conhecimentos e desenvolve seu universo cultural através de estímulos e boas propostas educacionais.

    A independência e autonomia são ampliadas e fortalecidas à medida em que a criança vai adquirindo a leitura e escrita, o raciocínio lógico e a capacidade de interpretação. O aluno é convidado a uma jornada de auto conhecimento e vai construindo de forma lúdica e coerente sua maneira de pensar, aprender e tomar decisões em seu processo de aprendizagem.

   É parte fundamental dessa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e auxliem o aluno a se organizar como líder de si mesmo. É imprescindível pensarmos na formação de um aluno proativo, que consiga traçar objetivos e metas acadêmicas. Para tanto, são necessários constantes estímulos e suporte educacional para organizar estudos e tarefas. A cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios tornam-se características de extrema importância na formação da criança como um todo.

NOSSAS ATIVIDADES ENSINO FUNDAMENTAL I

Rotina de Trabalho

Elemento organizativo da ação pedagógica, expressa o currículo praticado. Diariamente as(os) Professoras(es) polivalentes apresentam aos alunos as atividades da apostila e as expectativas em relação a cada um. É de forma interdisciplinar que os conteúdos são planejados não só pelo professor polivalente, como também pelos professores de áreas específicas, Artes, Inglês, Educação Física, Biblioteca, Informática, atividades semanais para cada série do Ensino Fundamental I.

Apoio Pedagógico/Psicológico

Reconhecemos a existência de diferentes ritmos de aprendizagem e sabemos que a Escola, concebida como espaço coletivo de estudo, não alcança a todos os alunos da mesma maneira. As necessidades decorrentes das particularidades individuais podem ser contempladas por explicações individualizadas do Professor e também por uma dedicação maior ao momento individual de trabalho extra-escola, ou seja, nas lições de casa. Assim, o Colégio Fênix oferece apoio psicopedagógico e psicológico através do atendimento com outros profissionais da escola, e ou orientando pais e alunos a buscarem apoio fora da escola.

Atividades Diversificadas

Fazem parte da rotina de trabalho do Ensino Fundamental I do Colégio Fênix as atividades denominadas “Extra Curriculares” tais como: Judô, Horta Orgânica, Fazendinha, Tênis de Mesa, Street Star, Ginástica Rítmica, Balé, Fanfarra, Escolinha de Futebol e Brincadeiras ao ar livre. São realizadas semanalmente por professores especialistas.

29092020-_MG_1183-Editar
29092020-_MG_1344-Editar
children-sitting-in-classroom-on-lesson
boy-holding-a-bouquet-of-flowers-for-his-teacher
front-view-bunch-of-books-in-front-of-teacher
teacher-talking-with-her-student-in-class
shape